"Grande parte do potencial cultural (e mesmo técnico e científico) das sociedades contemporâneas está concentrada nas escolas. Não podemos continuar a desprezá-lo e a menorizar as capacidades de desenvolvimento dos professores. O projecto de uma autonomia profissional, exigente e responsável pode recriar a profissão professor e preparar um novo ciclo na história da escola e do seus atores." (Nóvoa, 1991)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Escola x Professor x Prática Reflexiva

A modernidade exige mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento. Quem não se atualiza fica para trás. A globalização e democratização da tecnologia são desafios presentes na prática pedagógica, portanto, é preciso adequar à formação de nossos docentes, afim de que estes possam ser capazes de atender as exigências da sociedade atual. E como formar o professor para esta nova era? Através de uma formação continuada que além de proporcionar a atualização da prática e conteúdos específicos de sua disciplina, o mantenha constantemente informados das inovações e exigências dos tempos modernos.
Quando nos deparamos com o processo de formação inicial e de formação continuada dos educadores, encontramos as TIC’s, o que faz surgir exigência de uma nova postura por parte do educador, de abertura e de busca de um aprendizado contínuo e de novas estratégias e caminhos, pautados na reflexão, diálogo e participação coletiva, fortalecendo, assim, a autonomia e incentivando a criatividade nas instituições educacionais.
Mas para que esta postura possa ser adotada, a escola deverá alterar sua antiga rotina e oferecer todas as condições que possibilitem ao professor o conhecimento das novas tecnologias e planejamento do seu uso. Criando mecanismos que visem sensibilizar o professor da importância de se discutir sua prática pedagógica, avaliando situações do cotidiano escolar e dando encaminhamentos necessários no sentido de coordenar um trabalho voltado para a transformação do ensinar e aprender.

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